banners-fvl-paraiso-850

Pesquisas científicas, inclusive da Universidade Harvard, como nos estudos de Shawn Achor, comprovam que a felicidade no trabalho é fundamental para a produtividade, pois pessoas felizes são mais produtivas. Mas, no Brasil, 74% das pessoas não estão engajadas no trabalho (por estarem infelizes, desmotivadas e não se sentirem valorizadas – no mundo, o número sobe para 87%..).

Cultura da felicidade integra pessoas

Mas como criar uma cultura de felicidade nas empresas? “Os líderes têm de estar completamente engajados”, responde João Paulo Pacífico, no Painel “Pessoas Felizes, Empresas Produtivas”, na Expogestão 2017. Engenheiro industrial, fundou o Grupo Gaia, do segmento financeiro, onde implantou a área VIP (Valor Integrando Pessoas), em substituição do setor de RH. Entre os 10 valores da empresa, estão “sorria e faça sorrir”, e “espalhe gentileza, engrandeça as relações”.  Um redário, instalado na empresa, a três metros do chão, está entre as ações para a promoção de um ambiente acolhedor e agradável. Permite momentos de descontração, durante o expediente, e até reuniões em clima descontraído.

João Paulo Pacífico, durante a palestra, na Expogestão 2017

Os resultados? Ambiente de trabalho positivo, alegre, equipe feliz e comprometida, além de muita gente de altamente capacitada querendo fazer parte do time. Em 12 meses, foram 31 mil candidatos para as 12 vagas que surgiram. Seus negócios alcançam mais de 14 bilhões de reais em operações. “Atraio muitos clientes, interessados na nossa qualidade e cultura organizacional. Começamos numa crise do país, em 2009, e, mesmo que continuem a falar em crise, continuamos a crescer,” acrescenta João Paulo.

João Paulo é autor do livro Onda Azul – 5 passos para inspirar pessoas e fazer o mundo melhor. A Onda Azul se transformou num movimento que traduz o jeito Gaia de ser e fazer.

As mentoras de felicidade, Carla Cabral e Elair Floriano, no encontro com o empresário que entende a importância de contar com uma equipe feliz, João Paulo Pacífico, do Grupo Gaia

A Escola Feliz Vida Livre, criada pelas pesquisadoras da Ciência da Felicidade, Carla Cabral e Elair Floriano, ensina justamente como a felicidade pode ser praticada, e os benefícios desta prática na vida pessoal e profissional.