banners-fvl-paraiso-850

Na última semana, recebemos o convite para o lançamento da nova coleção de camisetas da Omunga Grife Social, cujo tema é “Mude sua história”. O convite fez pensar sobre como, naturalmente, o desejo de ser mais feliz desperta essa necessidade de movimento no mundo. Partimos em busca de viagens, de um par romântico, de nos inserirmos em grupos com objetivos em comum, de novas opções de cursos e, algumas vezes, de obter mais dinheiro para sustentar uma vida alegre, abundante e prazerosa. Mas, será mesmo que essa é a receita?

A psicóloga e antropóloga Suzan Andrews é uma estudiosa do assunto e diz que a felicidade é a combinação da influência genética (50%), de circunstâncias externas (10%) e das nossas escolhas (40%). Isso significa que adotar pensamentos, ações e comportamentos positivos pode impulsionar e elevar o nível de satisfação perante a vida.

E na prática, como isso é possível?

Há uma série de ações recomendadas por estudiosos, muitas delas comprovadas cientificamente. Aprender a reconhecer aquilo que faz sentido, não apenas individualmente, mas para o bem comum é uma delas. Em seu livro, “A Ciência de Ser Feliz”, Susan aponta práticas relacionadas à solidariedade e estudos mostram que pessoas felizes são mais propensas a agir de forma altruísta. Fazer atividade voluntária, ajudar colegas ou até desconhecidos, são ações que aumentam a sensação de bem-estar.

Roberto Pascoal, empreendedor social e fundador da Omunga (Fotos: Daniel Machado)

No Brasil, já acompanhamos há algum tempo o trabalho da Omunga (o fundador Roberto Pascoal inclusive participou da nossa série – Segredo de Sucesso), uma das precursoras no segmento do empreendedorismo social catarinense, e que atua para potencializar a capacidade das crianças de construírem um futuro com liberdade e autonomia por meio da educação. E assim, desenvolve belíssimas ações sociais, como os projetos Livros para África e Escolas do Sertão, que estimulam o engajamento de pessoas e empresas para atitudes verdadeiramente transformadoras.

Iniciativas como essa representam um grande impacto social e um salto positivo na escala de felicidade, tanto de quem pratica quanto de quem é beneficiado ou se envolve de alguma forma.

E é justamente com o intuito de transformar, conectando moda e causa, que o empreendedor social Roberto Pascoal, a produtora de moda Claire Juliani e a digital influencer Duda Laurentino se reuniram para realizar o “Omunga Moda e Arte pela Educação por Joinville Trend Day” entre os dias 4 e 14 de maio, no Shopping Mueller de Joinville (SC). A ampla programação prevê, além do lançamento das camisetas, desfile, exposição de fotografias, obras de arte, pockets shows com músicos e DJs da cidade e momentos vibrantes de solidariedade e felicidade.

A exposição “Mude uma História” apresenta uma seleção de fotografias das regiões beneficiadas pelos projetos da Omunga sob os olhares dos fotógrafos voluntários Max Schwoelk (África/Angola – Projeto Livros para África) e Daniel Machado (sertão/Piauí – Projeto Escolas do Sertão).

Além da perspectiva dos fotógrafos voluntários, 20 artistas plásticos e designers voluntários com diferentes formas de expressão, foram convidados para criarem obras de releituras das fotografias selecionadas, resultando na exposição que harmoniza os propósitos da Omunga.

Artistas visuais convidados

André Bessel
Bruno Bilbo
Denise Schlickmann
Douglas Rezende
Fernanda Sponchiado
Haro Ristow
Irmãos Feitosa
Jorge Hiroshi
Julian Gallasch
Linda Susana Pool
Lucas Sousa
Marc Engler
Marie Balbinot
Paulo Agostini
Raphael Schmitz
Rilo Ranchesfeld
Roisin Hahessy
ToddyOne
Vera Mattar

Serviço

  • O quê: “Omunga Moda e Arte pela Educação por Joinville Trend Day”
  • Quando: 4 (quinta-feira) a 14 de maio (domingo)
  • Onde: Shopping Mueller Joinville – rua Senador Felipe Schmidt, Centro, Joinville
  • Horário: 20h – Desfile de Lançamento da coleção “Mude Uma História” – a programação completa pode ser vista na página do evento.
  • Quanto: Gratuito